3 de jan. de 2011

Intel anuncia a segunda geração de processadores da família Core


Intel!

Depois de muito provocar os usuários e de várias demonstrações, a Intel finalmente liberou os detalhes de seus novos processadores da família Core. As CPUs Sandy Bridge para portáteis e desktops são consideradas a segunda geração de processadores e trazem muito mais velocidade e estabilidade para os usuários.


Ao todo serão 29 novas CPUs, cada uma com a configuração ideal para determinado perfil de usuário. Do gamer às pessoas que usam o computador para acessar a internet e ler emails, todos serão atendidos pela segunda geração de processadores.

Quais as novidades?

Aqueles que vêm acompanhando a saga do Sandy Bridge já sabem que a nova família de processadores traz algumas novidades interessantes em relação às CPUs anteriores, embora o tempo de lançamento entre uma e outra seja relativamente curto.

Os processadores Sandy Bridge são baseados na microarquitetura de 32nm da Intel. Além disso, estas são as primeiras CPUs que contam com processador gráfico e lógico e controlador de memória em um único dispositivo. Na prática, isso significa que uma peça menor do que a que você possui no computador é capaz de processar muito mais conteúdo em menor tempo.
Novos processadores Intel
Segundo o próprio fabricante, os novos processadores gráficos HD 2000 e HD 3000 oferecem uma performance até duas vezes mais rápidas do que as encontradas atualmente no mercado. Para encerrar, os chips integrados reduzem o consumo de energia e são capazes de realmente desligar um disco rígido ocioso. Dessa maneira, a bateria dos computadores portáteis dura mais tempo.

Intel Quick Sync Video

A Intel está prometendo uma maneira mais rápida de fazer decodificação de vídeos. O Quick Sync é o grande responsável por essa melhoria, uma vez que todo o processo é feito em hardware. Isso garante uma velocidade 17 vezes maior do que a das placas integradas anteriores à segunda geração de processadores Core da Intel.


Parcerias entre a Intel e empresas de software multimídia, como Cyberlink, Corel e ArcSoft já foram firmadas e prometem melhorar ainda mais o desempenho das novas placas integradas.

Intel InTru 3D / Clear Video HD

Os novos processadores da Intel trazem a promessa de que o usuário poderá executar conteúdo 3D e em alta definição na TV por meio da conexão HDMI dos computadores. Isso não significa que você poderá visualizar conteúdos 3D em notebooks e desktops, mas torna possível a sua execução em televisores com esta tecnologia.

WiDi 2.0

Finalmente a Intel tornou possível o streaming em alta definição com seus novos processadores. Ainda há bastante atraso e pausas, mas o suporte para transmissões em 1080p é uma realidade nas CPUs da Intel.

Os processadores

Como citado, a segunda geração de processadores conta com 29 novas CPUs, as quais estão divididas entre Cores i3, i5 e i7 e contam ainda com versões para desktop e portáteis. Quem acompanha novos lançamentos e entende o mínimo que seja de processadores vai notar uma pequena diferença na nomeação dada às novas CPUs da Intel, que agora conta com o nome do processador seguido de quatro dígitos, e não apenas três como antes.
Nova família de processadores deve chegar logo ao mercado
Fonte da imagem: Lowyat
Há ainda as versões de processadores identificados com um “K” ao final do nome. Essas CPUs são conhecidas como overclockablee permitem que os usuários façam overclocks distintos para cada núcleo do processador. Conheça agora um pouco de cada CPU integrante da segunda geração da família Core.
  • Intel Core i7 Extreme Edition
    • Quantidade de modelos: 1
    • Mobile: i7-2920XM
  • Intel Core i7
    • Quantidade de modelos: 12
    • Mobile: i7-2820QM, i7-2720QM, i7-2630QM, i7-2635QM, i7-2620M, i7-2649M, i7-2629M, i7-2657M, i7-2617M
    • Desktop: i7-2600K, i7-2600S, i7-2600
  • Intel Core i5
    • Quantidade de modelos: 12
    • Mobile: i5-2540M, i5-2520M, i5-2410M, i5-2537M
    • Desktop: i5-2500K, i5-2500S, i5-2500T, i5-2500, i5-2400, i5-2400S, i5-2390T, i5-2300
  • Intel Core i3
    • Quantidade de modelos: 4
    • Mobile: i3-2310M
    • Desktop: i3-2120, i3-2100, i3-2100T



Na mídia

Os novos processadores nem bem foram anunciados e diversos sites especializados fizeram uma análise completa de algumas CPUs. Abaixo, você confere um pouco da opinião de alguns deles.

Tom’s Hardware

Intel Core i7
Os processadores Core i7-2600K, Core i5-2500K, Core i5-2400 e Core i3-2100 foram devidamente testados pelo pessoal do Tom’s Hardware. Depois de “estressar” as CPUs com jogos e diversos programas de benchmark, os resultados renderam algumas elogios e também críticas à Intel.


Um dos pontos negativos levantados diz respeito ao overclock. Segundo o site, embora seja melhor do que antigamente, o número de processadores que suportam overclock ainda é limitado, levando em conta a quantidade de CPUs lançadas.


No entanto, o Tom’s Hardware deixa claro que os processadores são muito bons, obtendo notas elevadas na maioria dos testes realizados. Um dos destaques foi o Core i3-2100, que mostrou ser capaz de atender aos gamers e usuários domésticos de maneira satisfatória.

AnandTech

O site AnandTech também realizou testes nos mesmo processadores que o Tom’s Hardware. Um dos pontos mais elogiados foi o Quick Sync que, segundo o site, “[...] É incrível. Simplesmente a melhor forma de assistir vídeos em seu smartphone ou tablet.”.
Ainda de acordo com o AnandTech, a menos que o usuário já possua um computador equipado com um Core i7 poderoso, os processadores Sandy Bridge é para onde você vai desejar migrar.
Que venham os novos processadores

Overclock3D

Também testando os processadores Core i7-2600K, Core i5-2500K, Core i5-2400 e Core i3-2100, o Overclock3D levanta um ponto interessante, não comentado pela maioria dos sites do gênero. De acordo com o site, as CPUs conseguem chegar em 5 GHz sem resfriamento líquido.


Outro ponto levantado pelo pessoal do Overclock3D é que, embora o preço entre os modelos não seja tão diferente (cerca de 20 euros), a diferença no desempenho é significativo. Ainda assim, a performance das novas CPUs com relação às da primeira geração não é tão gritante. Por isso, o Overclock3D (assim como o AnandTech) sugere o upgrade apenas para aqueles usuários que desejam trocar o computador por completo.

Quando surgem no mercado

Seguindo o que havia sido anunciado anteriormente, os processadores quad-core do modelo i7 serão os primeiros a surgirem no mercado e têm seu lançamento previsto ainda para primeira semana de janeiro. As demais CPUs, dual-core, serão vendidas somente a partir de fevereiro.

.....

Agora só resta esperar até que os novos membros da família Core da Intel cheguem ao mercado. 
Baixaki



Gostou? Comente!

Artigos Relacionados

0 comentários: